Internet das Coisas: como ela vai transformar a sua vida
Internet das Coisas é a maneira como os objetos eletrônicos se conectam e se comunicam entre si e com o usuário.
Essa comunicação ocorre através de sensores inteligentes e de softwares, que enviam os dados para uma rede e permitem a troca de informações entre pontos.
Com possibilidades inimagináveis, a Internet das Coisas (IoT) transforma a nossa relação com a tecnologia, e muda o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, como o mundo interage conosco. É um conceito capaz de mudar não só como nós vivemos, mas também como trabalhamos e interagimos.
A IoT surgiu nos anos 90 no Reino Unido, quando varejistas começaram a adotar cartões de fidelidade que possuíam um chip e era utilizado para comunicação via rádio. Trata-se do Radio Frequency Identification (RFID), que servia basicamente para transmitir algumas informações sem a necessidade de fios ou leitores.
Com a Internet das Coisas (IoT), nossas atividades do cotidiano se tornam mais inteligentes por conta do cruzamento de dados. O resultado disso é que a Internet das Coisas (IoT) nos proporcionará um mundo mais controlado e inteligente, repleto de possibilidades!
Lei de Internet das Coisas: um salto para o futuro!
Em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2021, a lei de Internet das Coisas (IoT) foi sancionada em 16 de dezembro de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro (Lei 14.108/2020) e promove incentivos fiscais até o ano de 2025, reduzindo a 0% as taxas de fiscalização de instalação e de funcionamento dos sistemas de comunicação entre máquinas.
A desoneração fiscal proposta pela Lei de Internet das Coisas (IoT) facilitará novos investimentos, além de alavancar e estimular projetos de automação e casas conectadas. Com isso, abrimos muitas oportunidades e boas perspectivas para a área da tecnologia aqui no Brasil.
Transformação Digital, um caminho sem volta
A Internet das Coisas (IoT) veio pra mudar a nossa realidade, já que agora tudo à nossa volta está interconectado e possui inteligência. Os objetos parecem ter vida, eles nos conhecem e são capazes de antecipar as nossas necessidades.
Um exemplo disso é o que já acontece quando um assistente virtual te informa, sem que você tenha solicitado, a temperatura do local onde você está e o tempo que você levará para chegar ao trabalho, assim como suas reuniões agendadas para aquele dia.
Com o avanço tecnológico, a vinda do 5G para o Brasil e a Lei de Internet das Coisas, será cada vez mais comum vivenciarmos as praticidades da tecnologia e, automatizar a sua casa ou escritório, ficará cada vez mais acessível e se fará necessário nos próximos anos.