Dispositivos de Comando de Voz: Item indispensável para a automação residencial.
Ter um dispositivo de voz em casa e pedir pra que ele acenda a luz, ligue o computador, ou a TV, lembra cena de um filme futurista, mas já é a realidade em diversas casas.
Este futuro de filmes de ficção científica já existe e está disponível agora. A tecnologia, principalmente na última década, avançou muito e vários recursos inimagináveis há 10 anos, hoje já são uma realidade acessível.
O que é automação residencial?
Em poucas palavras, pode-se dizer que automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar algumas tarefas habituais da casa ainda mais simples.
Essa simplicidade pode ser sintetizar todos os controles remotos da casa em apenas um, pode ser aposentar de vez o controle remoto e usar apenas o smartphone ou pode ser, como nos filmes, ter o controle de praticamente tudo de uma residência, como, luzes, TV, som, cortinas motorizadas, ar-condicionado e muito mais, apenas com um comando de voz. É exatamente isto que a automação residencial propõe, visando, claro, facilitar a vida do usuário, o seu dia a dia.
Benefícios da automação
De acordo com estudos, em razão da expressiva redução do custo de aplicação, a automação residencial estará presente em 70% das residências modernas até 2025, podendo contribuir ainda para trazer economia de energia, devido a facilidade em evitar que aparelhos e luzes permaneçam ligados indevidamente.
A implementação dos sistemas mais atuais é feita diretamente à estrutura elétrica já existente na residência, mesmo que finalizada, não havendo a necessidade de quebrar paredes ou substituir os equipamentos, sendo um grande facilitador à sua aplicação e reduzindo expressivamente o custo do produto.
A evolução dos assistentes de voz
O uso de tecnologias de voz para controle de automação residencial não é recente. As primeiras experiências datam da década passada e sempre foram testadas pelos players das soluções. No entanto, a tecnologia – que era utilizada como diversão principalmente por programadores com experiências em Arduino – nunca conseguiu se estabelecer no mercado por questões técnicas e de usabilidade.
O desenvolvimento dos bots atuais como o Watson (IBM), Siri (Apple) e finalmente, o Amazon Alexa se tornou crucial para a criação de dispositivos de automação auto configuráveis e inteligentes.
O uso dos dispositivos de voz em casas inteligentes também se estabeleceu devido à capacidade das novas tecnologias em serem assertivas ao mesmo tempo – a questão da usabilidade. O incômodo de falar diretamente com um objeto, se reduziu com o feedback em tempo real. Mais do que isso, a interação direta para entretenimento (dicas de receitas, leitura de notícias, etc) tornaram-nas mais aceitáveis no cotidiano.
Futuramente, o comando por voz ganhará ainda mais espaço na automação residencial com a consolidação do mercado de wearables. O avanço destas tecnologias é tão relevante que muitos especialistas em tecnologia têm declarado o prenúncio do fim da digitação e uso de botões.