Automação Residencial: quais as vantagens?
Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização.
Automatizar um local é fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como um só, sob o nosso total controle e de acordo com nossos hábitos, necessidades e gostos.
A automação residencial fará com que, cada vez mais, casas inteligentes como a dos filmes sejam uma realidade em nossas vidas.
O conceito surgiu na década de 1970, nos EUA, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para aplicações industriais.
Imagina controlar tudo no seu lar por um tablet ou smartphone conectado à internet?
Essa é a ideia da automação residencial. Hoje você já consegue controlar toda a sua casa apenas com a voz.
A cada ano, desde quando surgiu a automação residencial, novas soluções são lançadas no mercado sempre acompanhando as tendências de consumo.
Vantagens da automação residencial
Não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque na automação residencial. Segurança e até sustentabilidade também fazem parte dessa equação.
Confira as principais vantagens da automação residencial:
1. Segurança
O primeiro e talvez o mais importante dos benefícios da automação residencial.
Mesmo longe da sua casa, você consegue acompanhar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação.
Também é possível oferecer segurança às pessoas com alguma necessidade especial, casas inteiras podem ser projetadas para idosos compensando todas as “deficiências dos sentidos” e mantendo a pessoa com mais segurança e qualidade de vida.
2. Praticidade e Comodidade
Hoje, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo.
Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar.
Ainda mais, com o uso da chamada “internet das coisas” é possível programar o GPS de seu carro ou celular para que, ao se aproximar de sua casa, o ar condicionado seja ligado, a cafeteira prepare um café e a porta da garagem se abra somente com a aproximação do carro.
3. Cenas inteligentes
É possível programar a automação residencial para, por exemplo, não mexer mais em nenhum ajuste do controle remoto da televisão.
Apertar a tecla “cena filme” significa que o ambiente irá ajustar-se de acordo com a preferência programada na automação residencial.
Exemplo: Você chegou à sua casa e quer assistir a um filme ou sua série preferida. Ao selecionar essa função, o home theater será ligado, a persiana fechada, a luz apagada e o ambiente será climatizado com a temperatura mais agradável para o momento.
4. Economia do consumo de energia
Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência.
Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.
A automação residencial também pode deixar a casa sustentável, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água.
Com todas essas vantagens fica difícil resistir e não querer experimentar todo esse conforto e praticidade.
Venha conversar com a gente, experimente a excelência em todos os sentidos que só a Autoserver pode te proporcionar.