O que você precisa saber sobre Sonorização Ambiente para não errar no seu projeto
Um ambiente sonorizado se torna muito mais agradável, e, ter em casa um sistema de som, com certeza vai revolucionará o seu prazer de ouvir suas músicas ou assistir suas séries e filmes. Seja em uma reunião entre amigos, festa familiar ou até mesmo seus momentos de descanso, o som está sempre presente. Saiba tudo o que você precisa considerar para não errar no projeto de sonorização ambiente do seu imóvel e realizar as melhores escolhas.
Você já parou para pensar o quanto a sonorização está presente nos momentos marcantes da sua vida? Desde um simples jantar em casa até uma festa de arromba ou um filme no cinema. Por isso, é crescente o número de pessoas que têm procurado por um sistema de som ambiente para sua residência, por conta da sua qualidade, conforto e praticidade.
Ter um sistema de som ambiente não é tão simples assim, pois, se você quiser aproveitar ao máximo essa experiência, é necessário levar em conta diversos fatores para montar o melhor projeto para sua casa ou empresa.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre sonorização ambiente e o que você deve considerar para um projeto perfeito.
O que é “sonorização ambiente”?
Um “som ambiente” é qualquer som tocado através de caixas acústicas posicionadas estrategicamente para distribuir o áudio de forma uniforme em um ou mais ambientes, agregando um som de qualidade uniforme para todas as áreas do imóvel.
Ele pode ser um projeto de sonorização ambiente residencial para os cômodos de uma casa, como, por exemplo sala, quarto, piscina ou área gourmet, ou também, som ambiente comercial, projetado para lojas, restaurantes, entre outros.
Como funciona o projeto de sonorização ambiente
Um bom projeto de sonorização ambiente, antes de tudo, considera o gosto do cliente e a finalidade do som.
É com base nessas informações junto com a planta baixa da casa, que é possível fazer um projeto de sonorização personalizado e de acordo com as necessidades e preferências da família.
É necessário se perguntar:
O que quero ouvir? – É muito importante saber o resultado que você espera do som ambiente, se deseja um som tranquilo para seus momentos relaxantes, ou se você prefere algo mais agitado para receber os amigos para uma confraternização, churrasco ou eventos.
Aonde quero ouvir? – Fazer a sonorização de um ambiente não é só colocar uma caixa acústica ou um subwoofer em um determinado local. É preciso levar em conta como esse ambiente foi projetado e aonde você quer que tenha som.
Você pode criar zonas múltiplas para um mesmo ambiente, como, por exemplo, na área de lazer você pode optar por um som mais potente na parte da piscina e um som mais baixo na cozinha gourmet.
Como eu quero ouvir? – Chegou a hora de pensar nos equipamentos. A quantidade de aparelhos e caixas vai depender de quais e quantos ambientes você deseja sonorizar.
Resumindo, os principais fatores considerados são:
- quantos ambientes serão sonorizados;
- qual o tamanho do ambiente (e também a disposição dos móveis, pois pode interferir na propagação do som);
- a potência desejada;
- quais recursos o ambiente suporta
- quanto o cliente está disposto a investir nos equipamentos
Quais equipamentos são adequados?
Geralmente os componentes e equipamentos utilizados em um projeto de sonorização ambiente são: cabos (influenciam diretamente na potência e qualidade do sinal); caixas de som (de embutir, fixadas na parede, bookshelf ou torre), amplificador; subwoofer, condicionar de energia; microfones, entre outros.
Como cada projeto é personalizado, os componentes e equipamentos variam conforme o objetivo do cliente.
Vantagens da sonorização de ambientes
São diversas as vantagens de ter um sistema de som ambiente residencial, dentre elas:
- Sua casa está sempre preparada para seus momentos de lazer;
- Você consegue controlar o sistema a distância, por meio do seu smartphone ou tablet;
- As caixas acústicas podem ser embutidas no gesso ou forro, não atrapalhando na estética do ambiente;
- As caixas também podem ser instaladas em ambientes externos e conforme o paisagismo do local.
Automação do sistema de som ambiente
Muitos que procuram por som ambiente, também se interessam por inseri-lo na automação residencial, tornando muito mais prático sua utilização já que a automação permite integrar diversos ambientes da casa e controlar tudo com facilidade, seja no local ou até mesmo à distância.
Dentre as principais vantagens, a automação do sistema de som tornará muito mais fácil utilizá-lo, visto que todas as caixas ficam conectadas e podem ser acionadas facilmente a partir de uma central, seu smartphone, e de assistentes como a Alexa ou Google Home.